PENSANDO JUNTOS

Quem tem boca “vai a” Roma: a importância da oratória e da comunicação

Quem tem boca "vai a" Roma: a importância da oratória e da comunicação

Eu sei que o ditado está errado! Quem tem boca vaia Roma. Mas agora que tenho a sua atenção, posso dizer que a expressão, normalmente falada de forma equivocada, faz sentido para este artigo. Afinal, quem tem boca não vai só a Roma, vai para onde quiser. Como assim? Como líderes e gestores devemos desenvolver nossa comunicação e oratória.

Estou constantemente afirmando o quanto saber se expressar de forma clara é fundamental para alcançar o sucesso profissional. E tenho percebido que o mercado de trabalho busca por pessoas que sabem dominar a arte verbal e não-verbal. Quem tem boca “vai a” Roma encapsula de maneira concisa e poderosa a ideia de que se sabermos nos posicionar com clareza, ganhamos o mundo! 

Ao longo da história, grandes líderes, filósofos e pensadores compreenderam o poder transformador das palavras. Eles perceberam que, embora podemos ter a mente repleta de ideias brilhantes e soluções inovadoras, se não soubermos comunicá-las de maneira eficaz, elas permanecerão meras fantasias e acabarão no esquecimento. Por isso, ao afirmar que a comunicação e a oratória são ferramentas que transformam nossos pensamentos em AÇÃO, nota-se que são elas que nos permitem atravessar as fronteiras, superar obstáculos e alcançar nossos objetivos.

Se eu ainda não te convenci que a comunicação eficaz é fundamental para o seu sucesso, aí vai mais uma ideia.

Quando dominamos a arte de falar com clareza, confiança e eloquência, GANHAMOS A CAPACIDADE de:

  • CATIVAR PLATEIAS
  • CONVENCER MENTES 
  • INSPIRAR CORAÇÕES 

Cativar plateias é trazer para si pessoas que pensam o mesmo ou o contrário de você, é a arte de tocar as pessoas em um nível emocional, motivando-as a agir, unindo-as a uma causa e mudar suas perspectivas ou adotar a nova ideia.

Convencer mentes é o que nós, líderes e gestores, precisamos para tornar nossa equipe envolvida no propósito da empresa. E inspirar corações não precisa nem de justificativa, certo?

A comunicação eficaz é um pilar essencial para o sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais. Engloba não apenas a habilidade de expressar nossos pensamentos, mas também de ouvir ativamente e compreender as necessidades dos outros. Por isso, reafirmo, a comunicação é sempre adaptada. Você precisa entender o que funciona para cada um de seus liderados. Quando nos comunicamos de forma empática e assertiva, construímos pontes de entendimento e cooperação, cultivando relacionamentos saudáveis e produtivos.

Portanto, é evidente que a oratória e a comunicação são habilidades essenciais para o profissional atual – que almeja o sucesso. Dominar essas artes é mais que simplesmente falar; é aprimorar a capacidade de transmitir suas ideias e sentimentos. É desbravar caminhos, vencer os desafios e inspirar aqueles que nos cercam.

Então, lembre-se: “Quem tem boca vai a Roma” mas para aqueles que dominam a comunicação e a oratória podem ir muito além!

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”. Nelson Mandela

E aí, aonde o seu poder de comunicação vai te levar?

Publicidade