PENSANDO JUNTOS

Como lidar com um dia difícil no trabalho?

Há muito tempo atrás, quando iniciei no mercado de trabalho, conheci um cara que falava assim “Pra mim, o dia mais difícil no trabalho é o domingo”. Eu não entendia o que ele queria dizer, já que não trabalhávamos aos domingos. Quando ele saiu da empresa, eu entendi. Ele não gostava do emprego, e, como todo trabalhador, os domingos eram o fim do descanso e o começo de uma nova semana. A dele, certamente começava mal. 

É inevitável não termos dias difíceis no trabalho. Sabe aqueles dias que dá vontade de largar tudo? Dias que você acorda desanimado, que a rotina de reuniões te deixa esgotado mentalmente e até o mau humor ocasional te pega de surpresa. Ugrh… Há dias que precisamos lutar contra o nosso pior cenário.

O bom é que nenhum dia tem mais que 24 horas. Então, o melhor mesmo é acreditar que o dia seguinte será diferente e torcer para que ele seja melhor! Mas eu sei que não é só isso que faz com que um dia difícil seja facilmente superado. Temos decisões que, muitas vezes, não podem ser adiadas, pessoas sob nossa responsabilidade, projetos em andamento, resultados para conferir, dados para entender, e tantas outras que não estão interessadas em saber se você está ou não em um dia difícil, afinal, todos nós passamos por eles, não é mesmo?

Então, se eu pudesse te dar algumas dicas seria: 

Prepare uma boa xícara de café. (Ninguém fica triste com uma xícara de café nas mãos😅☕). Porém, se você não gosta da bebida milagrosa, um chá ou uma água também deve resolver! 

O respirar fundo funciona mesmo. (PRA TU-DO) Conte até dez, vinte ou trinta… e se mesmo assim você sentir que não é suficiente, saia de cena. A inteligência emocional é o parâmetro para que você consiga lidar com esses momentos. Seu dia está difícil, mas isso não te dá o direito de ser grosseiro(a) com sua equipe. Sair de cena é ter a consciência de que você não está dando o seu melhor. Cinco minutos que você separa para você, já podem mudar qualquer atitude que você possa ter no calor do momento. (Aproveita e pega um cafezinho…) 

A próxima dica é: NÃO TOME DECISÕES IMPORTANTES EM DIAS DIFÍCEIS. Eu sei, eu disse ali em cima que temos responsabilidades e algumas vezes até decisões inadiáveis. E se esse for o caso, use todo o seu autocontrole, consciência e profissionalismo. Respire fundo, pense duas vezes, converse com a equipe, peça opiniões e acredite na sua capacidade de liderança. Confie em você. Esses momentos desafiadores são parte fundamental do desenvolvimento contínuo de um líder. Lembre-se sempre, você é exemplo. Eu sei que há dias e dias, mas perceba que são esses desafios que fazem a sua equipe confiar ainda mais em você! 

Eu citei que é preciso atenção ao lidar com as pessoas. Quando estamos estressados, a paciência tende a ficar pequena, consequentemente, procuramos um alvo para descontar nossas frustrações. Preste atenção nas suas ações, e se não conseguir evitar as brigas desnecessárias, evite as conversas. Avise o time que você está concentrado, que precisa entregar alguma demanda e peça para não ser incomodado. 

Nós teremos dias difíceis, isso é tão certo como 1+1 são 2! Mas quer saber de uma coisa? Vamos aprender algo com eles. O que não dá é para vivermos cada domingo como se fosse um peso começar a semana. Afinal, esse é o dia oficial em que o relógio desacelera, as obrigações se tornam leves e o coração se abre para novas experiências. 

E se eu pudesse te dar mais um conselho, seria para você relaxar no  domingo. Peça a sua comida preferida, ou se fizer sentido para você, reúna a família e sirva um banquete. Veja uma série, leia seu livro preferido, descanse… esse é o seu dia. Recarregue suas energias. O domingo não é o lembrete de que o dia seguinte é a segunda-feira. É o lembrete de que há muitas coisas em nossas vidas que merecem nossa atenção, carinho e criam memórias. 

Publicidade