PENSANDO JUNTOS

Os 6 erros fatais da liderança que você deve evitar

“Meu líder tem o preferido na equipe”

“Meu líder não sabe passar demandas claras”

“Meu líder muda de ideia toda hora, me deixa perdido”

“Meu líder não me passa ideias concretas”

“Meu líder me cobra entregas no último minuto”

“Meu líder desaparece quando mais preciso dele”


E como é difícil passar por essa fase, não é mesmo? Ao longo da nossa trajetória como líder/gestor, é inevitável não ouvir uma dessas frases, ou algo bem parecido com elas. E mesmo que a gente se esforce, irá nos abalar. O importante é saber lidar com tudo isso…

Hoje, gostaria de compartilhar com vocês alguns desafios comuns que nos acompanham quando assumimos liderar uma equipe e fazer a gestão de pessoas. São problemas que todos nós iremos passar. É claro, somos humanos e estamos aprendendo dia após dia. Mas o alerta precisa estar ligado.

A primeira reflexão que tive ao querer abordar esse tema foi de que é preciso saber reconhecer os erros. Isso é o que nos possibilita o crescimento e desenvolvimento contínuo. Não podemos nos desencorajar diante dessas situações, e sim aprender com elas; e transformá-las em oportunidades de aprimoramento. No início do meu texto, apresentei algumas frases que podem ter sido interpretadas na maneira como você lida com esses obstáculos, então, vamos refletir e achar uma solução para cada uma delas.

1.Meu líder tem o preferido na equipe

O papel principal do líder é formar pessoas. Naturalmente que tenha colaboradores que estão mais engajados que outros, porém, é seu dever reconhecer todos os membros do seu time, suas habilidades e contribuições. Evite demonstrar favoritismo e promova um ambiente de igualdade e respeito. Lembre-se, valorize o potencial de cada indivíduo e incentive o crescimento de TODOS.

2.Meu líder não sabe passar demandas claras

Aqui, o sinal de alerta fica mais forte. E mais uma vez eu preciso reforçar; líderes e gestores precisam investir em comunicação clara e eficaz, e certificar-se de que o que é dito é realmente entendido. Essa é, sem dúvidas, a habilidade mais importante de um líder/gestor. A ambiguidade é a inimiga de quem faz a gestão de pessoas. Esteja aberto a feedbacks e disposto a ajustar suas expectativas, caso necessário.

3.Meu líder muda de ideia toda hora, me deixa perdido 

O cenário da liderança pede que sejam tomadas decisões bem fundamentadas. É vital criar um ambiente estável e confiável, assim, quando você precisar mudar de direção, e for explicar suas razões, os liderados estarão engajados no propósito. Nesse cenário, é importante envolver a equipe no processo de adaptação. E não se esqueça, comunicar de forma clara suas decisões é importante para manter a equipe comprometida com a situação.

4.Meu líder não me passa ideias concretas 

Até parece que todos os problemas da liderança e gestão são resolvidos com uma comunicação clara e assertiva. Não diria que eles são todos resolvidos, mas muitos deles seriam evitados, isso eu tenho certeza.

Líder e gestor são sinônimos de “visão clara e inspiradora”. Como assim? Ao estabelecer diretrizes e metas tangíveis, você proporciona um propósito significativo para o trabalho que está realizando. Por isso, é importante transmitir com clareza os objetivos que precisam ser alcançados e a importância dessas metas para a organização. Se eu puder te dar um bônus desse item, seria: crie um ambiente acolhedor, onde sua equipe se sinta encorajada a compartilhar ideias e contribuições. Mostre-se receptivo às sugestões e perspectivas de todos os membros, reconhecendo que a diversidade de pensamentos impulsiona a INOVAÇÃO e a CRIATIVIDADE. 

E para finalizar, esteja disponível para esclarecer dúvidas, fornecer feedbacks construtivos e orientar sua equipe no caminho certo.

5.Meu líder me cobra entregas no último minuto

Planejamento adequado e gerenciamento de tempo são habilidades essenciais para qualquer líder. Certifique-se de fornecer prazos realistas e ajudar sua equipe a organizar as tarefas de forma eficiente. E sempre esteja disponível para esclarecer dúvidas e remover obstáculos que possam atrapalhar o progresso do time.

6.Meu líder desaparece quando mais preciso dele

Um bom líder está disponível. Tem seu canal de comunicação sempre aberto para seus liderados. E a base para isso é a confiança que sua equipe terá em você; isso sim é fundamental para o sucesso do seu time. Por isso, esteja presente, especialmente em momentos desafiadores. Mas não só isso, demonstre interesse em ajudar e orientar.

Bons líderes não são definidos apenas por seus sucessos, mas também pela capacidade de reconhecer e corrigir seus erros. A humildade precisa ser a chave para o aprendizado, isso o torna um líder forte e inspirador. Aproveite essas experiências para crescer, desenvolver e melhorar suas práticas para enfim se tornar um líder exemplar. Lembre-se que você tem o poder de moldar o ambiente de trabalho e influenciar positivamente as pessoas ao seu redor, aproveite isso! Com responsabilidade, compromisso e constante evolução é possível criar uma equipe de sucesso.

E aí, gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários da minha outra rede social. Vamos trocar experiências!

Publicidade