PENSANDO JUNTOS

O poder das palavras: Pratique a comunicação assertiva

Você já ouviu dizer que as palavras têm poder? 

Poder de entendimento, compreensão, clareza, pedido, ordem, súplica e muito mais. Porém, é a forma que usamos as palavras que determina o seu impacto nas pessoas. Líderes e gestores, apostem na comunicação transparente. Ela é vital para todos os seus relacionamentos, não só os profissionais. Você, que inspira e direciona sua equipe, precisa saber se comunicar – e praticar a comunicação assertiva é o caminho para isso! 

A comunicação assertiva tem como base: 

💡1. A escuta ativa: pare, ouça e se interesse pelo o que a pessoa está falando. Dê atenção às palavras e mostre que elas realmente importam. 

🤝2. Seja claro(a) e conciso(a): comunicar a sua mensagem da forma mais simples, direta e objetiva evita que haja ruídos. É fundamental que você finalize a conversa tendo absoluta certeza que a pessoa entendeu o que você disse. Por isso, não deixe de perguntar se ficou alguma dúvida. Se for preciso, peça que a pessoa repita o que você acabou de dizer. 

🌱3. Inspire e motive: como eu disse, as palavras têm poder. Já parou para pensar que um elogio pode impulsionar a sua equipe? Use-as para criar ações positivas. 

🔄 Lidar positivamente com conflitos: Palavras bem pensadas podem transformar um conflito em uma oportunidade para a resolução pacífica e crescimento mútuo. 

💬Abra espaço para o diálogo: esteja disposto a conversar. Como se fosse um feedback construtivo, fale, ouça, troque opiniões. 

A comunicação assertiva não é apenas o ato de se comunicar, é fazer isso de uma forma respeitosa e acolhedora, buscando sempre diminuir os espaços que o silêncio ocupa durante uma dúvida. E aí, como anda a sua comunicação? O que você faz que dá certo por aí?

 

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