Por Marcelo de Abreu
O que a comunicação estratégica tem a ver com liderança?
Esses dias me questionaram quais as principais funções de um líder. Eu, sem pestanejar, respondi: selecionar, treinar, delegar, motivar, engajar, direcionar, mas principalmente comunicar-se de forma estratégica.
Reflita comigo. Quem comunica, quer algo de alguém, certo? E, segundo o dicionário, comunicação envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre transmissor e o receptor — seja ela oral, escrita ou gestual.
Eu, por exemplo, quando escrevo esses textos e os publico aqui, quero transmitir uma mensagem e um pouco do meu conhecimento para quem for ler. Já pensou se eu começasse a escrever palavras sem nexo, desorganizadas, não pontuasse nem finalizasse minhas ideias, como seria ler esses artigos? Você tiraria algum proveito dessa minha comunicação? Certamente que não!
De fato, a comunicação é sempre uma via de duas mãos. E afirmo, quem comunica precisa ter a certeza de que sua mensagem foi captada. Pois, você se torna responsável pelo que comunica, ou seja, se algo não saiu como você pediu, é porque a sua mensagem não foi clara.
E digo mais, comunicar-se é assegurar o entendimento, além de ser necessário um propósito. Não dá para ser um computador, que só executa comandos.
Um exemplo:
Se o objetivo é fazer com que as pessoas entreguem o melhor de seus esforços, a comunicação precisa ter estratégias de persuasão, com foco em influência.
Ou seja, para convencê-las, comece explicando os porquês. Dificilmente as pessoas vão se engajar com o seu pedido ou sua ideia se não entenderem os motivos.
E nunca esqueça. O que é óbvio para você, pode não ser para outra pessoa.
Comunicação estratégica e liderança – o que tem a ver?
Mantenha sempre uma comunicação clara e objetiva, aponte suas expectativas e os resultados esperados. Após isso, pergunte ao receptor se ele realmente entendeu o que foi dito, se possível, peça que ele repita o que ouviu. Certifique-se de que não há ruídos e se precisar, explique novamente o que está sendo pedido.
No meio corporativo, é importante alinhar as datas, funções, e qualquer detalhe que julgar importante para que a sua comunicação tenha sido de fato captada!
“Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito”. Claudia Belucci.
Até a próxima!
Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários.
Por Marcelo de Abreu