O que você acha mais importante para o sucesso do seu negócio?
Pessoas e interações ou processos e ferramentas?
Software funcionando ou documentação abrangente?
Cliente que colabora e interage ou negociação de contrato?
Mudanças significativas e positivas ou seguir o plano?
Quando faço essas perguntas e te provoco a refletir sobre isso, o meu objetivo é falar sobre metodologias ágeis. Você é do time que segue o plano a risca com medo de voltar uma casinha? Deixa eu te contar uma coisa… volte duas, três, quatro… defina outro objetivo, se for o caso.
As metodologias ágeis são uma forma de acelerar as entregas de um determinado projeto, e por conter entregas fracionadas, é possível corrigir eventuais problemas que surgirem no percurso. Além disso, é possível rever os processos e melhorá-los até a entrega final. Ou seja, você não precisa seguir o plano a risca para que ele dê certo.
Essa é uma estratégia que visa engajar a equipe, prezando sempre pelas informações claras e com foco no objetivo final: o cliente.
Os pilares da metodologia ágil são:
- Comunicação
- Praticidade
- Alinhamento de expectativas e colaborações
- Adaptabilidade e flexibilidade
- Melhoria contínua.
Qual a vantagem de usar metodologias ágeis na empresa?
Além de ter um serviço personalizado, velocidade e organização, a entrega dos serviços se torna muito mais qualificada. Pois permite que o tempo durante a execução do projeto seja otimizado de modo que as entregas para o cliente sejam mais ágeis. Assim, permite que o consumidor tenha mais acesso ao planejamento e transparência na execução, podendo acompanhar/validar o passo a passo de cada etapa concluída. Consequentemente, estreitando a relação cliente e empresa.
Além disso, a metodologia oferece mais autonomia e produtividade aos colaboradores, por conta dos processos de simplificação de alguns sistemas de produção. Sendo assim, o caminho fica livre para que eles possam atuar em cima dos possíveis erros ou da criação de soluções mais completas. O trabalho fica mais fluído e independente.
Para o meu amigo, Jesus Nessy, Especialista em Metodologias Ágeis, o caminho para implantá-las segue sendo:
- Edificar os objetivos comerciais tendo uma visão clara do que se espera que a metodologia auxilie na equipe e na empresa.
- Analisar a cultura da organização para que seja uma cultura que não tenha medo de mudanças.
- Determinar o impacto potencial nos clientes, sabendo como as metodologias irão beneficiá-los e como implantá-las.
- Compreender os recursos e a estrutura da corporação, bem como os talentos e habilidades dos colaboradores para saber se podemos tentar algo novo.
Jesus ressalta que “a metodologia ágil na empresa traz um novo paradigma para conseguir tempo de entrega mais rápido e sustentável, também aumenta o nível de qualidade e valor dos produtos, projetos e clientes. Com isso, conseguimos ter equipes mais realizadas e clientes satisfeitos!”
Se você leu até aqui, deve estar curioso(a) para saber qual metodologia ágil pode fazer parte do seu negócio. Destaco três delas:
1.Metodologia Lean
Esse é um método enxuto, que busca eliminar desperdícios e foca no essencial. Ele tem objetivo de otimizar processos durante o desenvolvimento de uma empresa, visando reduzir gastos e aumentar resultados.
2. Scrum
Essa é uma técnica que utiliza de sprints – as quais são os intervalos de tempo para executar cada etapa. Ao final de cada sprint, é realizado uma revisão do projeto antes de ser enviado para validação, e após a confirmação, o time pode seguir para a próxima etapa.
3.Kanban
Essa metodologia consiste em formar checklists com uma ampla visão do trabalho desenvolvido – e é especialmente usada em gerenciamento de projetos. Para a execução é necessário um quadro e a divisão das atividades da seguinte forma: To Do – atividades que devem ser feitas. Doing – trabalhos que já estão sendo realizados. Done – tarefas que já foram entregues.
E aí, o que achou das metodologias ágeis? Você já utiliza de alguma? Compartilha comigo nos comentários.