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Liderança em tempos de mudança: os 5 pilares que você precisa conhecer

Liderança em tempos de mudança: os 5 pilares que você precisa conhecer

Transformação. Variação. Alteração. São diversos sinônimos que se apresentam quando o assunto é mudança. Qual te agrada mais?

A forma de liderança mudou, tem se transformado há muito tempo. O mundo empresarial também sofreu seus impactos, e ai de quem não acompanha sua evolução. Qual mudança você mais sentiu impacto? (Devíamos falar só sobre isso, porque renderia muitas discussões)

Mas neste artigo, que coloco apenas a minha visão, quero compartilhar com você os principais pilares de uma liderança em tempos de mudança.  

  • Visão e Propósito

Visão e propósito devem andar juntos! Quando o assunto é mudança, ter uma visão clara e um propósito bem definido se torna essencial. Líderes têm, por sua natureza, o dever de inspirar e preparar a sua equipe para o futuro, sendo assim, guiá-los em uma visão estratégica. Ao criar essa visão e torná-la atraente e significativa, estabelecem um senso de propósito coletivo, mantendo todos engajados e motivados mesmo diante de incertezas. 

  • Adaptabilidade e Flexibilidade 

Já disse isso, mas vou repetir, nós temos a capacidade nata de se adaptar. E em tempos de mudanças, líderes e gestores precisam estar dispostos a abandonar antigas formas de fazer suas tarefas e abraçar novas abordagens, novidades e tecnologias. A adaptabilidade tem mais a ver com a velocidade em que fazemos isso e nos colocamos de braços abertos para as mudanças e soluções inovadoras apresentadas pelo mercado de trabalho. Ou seja, ao assumir essa postura, você se torna exemplo de transformação e flexibilidade. 

  • Comunicação Efetiva 

É quase como um CTRL+C, CTRL+V o que eu costumo dizer aqui sobre comunicação. Mas a verdade é que ela é a base para tudo, e todo relacionamento. E na liderança, não seria diferente – e em tempos de mudança, ela se torna ainda mais crucial. Não é novidade alguma que líderes e gestores precisam ser comunicadores hábeis, capazes de transmitir informações de forma clara e transparente. E reforço, isso inclui ouvir ativamente as preocupações e ideias de sua equipe, fornecer feedbacks construtivos e manter todos informados sobre os objetivos e mudanças em andamento. 

  • Empatia e Apoio 

Toda mudança gera insegurança, em algumas pessoas até ansiedade. Por isso, é fundamental nesse momento que a empatia e o apoio do líder se tornem vital. Lembre-se, um bom líder é o suporte de sua equipe, pois há confiança e segurança dos liderados em debater sobre seus desafios internos. Isso inclui oferecer orientação, desenvolver habilidades e reconhecer o trabalho e os resultados alcançados

  • Resiliência e Gerenciamento de Mudança 

A resiliência é uma característica que profissionais no geral deveriam desenvolver, principalmente para passar por tempos de mudança. Os líderes, por sua vez, devem ser capazes de lidar com adversidades e superar desafios, mantendo-se firmes diante de cenários de incertezas. Além disso, deve agir como um facilitador na gestão de mudanças, ajudando as equipes a compreenderem os benefícios das transformações e se adaptarem de forma saudável, garantindo assim um ambiente favorável ao trabalho. 

Em tempos de mudança, líderes e gestores precisam se destacar como agentes de transformação, guias em tempos turbulentos e transformar obstáculos em oportunidades. Esse é o momento de avançar com coragem, confiança e determinação. E por aí, as transformações já foram sentidas? Me conta nos comentários o que mais te surpreendeu nessa nova visão de liderança. 

 

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