PENSANDO JUNTOS

Growth Hacking: a arte do experimento

Qual objetivo você diria ser o primordial para sua empresa? Na verdade, a pergunta certa deveria ser: o que você tem feito para o seu negócio crescer? Além de construir um time de especialistas, estratégias como “Growth Hacking” se tornam excelentes maneiras de trazer resultados positivos de forma criativa.

Essa tática, tradicional do marketing, envolve dados para criar decisões e testes, mas utiliza também ferramentas de tecnologia para automatizar processos e melhorar eficiências.

Édipo Souto, é o gestor de Growth do BNE – Banco Nacional de Empregos, e com toda a sua experiência na área explica um pouco sobre a tática. Segundo ele:

“O Growth tem um olhar 360 para todo o estágio de funil. Os testes estão ligados à experiência do candidato, público alvo do BNE. E com base no estudo de comportamento deles, entendemos as oportunidades que temos. De maneira ampla, pensamos em todas as estratégias, produtos, vendas e como trazer mais clientes para a empresa, sempre pensando em resultados e retorno rápido. O cliente, sendo o centro desses experimentos, é quem vai nos mostrar se as ideias foram assertivas. E se sim, investimos nelas! O Growth Hacking é baseado em hipótese, dados, experimentos e um pouco de intuição. Além disso, é bom ter criatividade para gerar ideias em curto prazo que dêem um resultado legal. Por isso, se eu pudesse reforçar, diria, – invista em testes, busque novos cenários – o resultado sempre vem, ressalta.

Reforçando o que o Édipo disse, precisamos entender que “a arte de experimentar” nos traz resultados mensuráveis, permitindo identificar rapidamente o que está funcionando e o que não está. Sendo assim, é um caminho mais fácil na hora de ajustar suas estratégias e otimizar seus esforços na área do marketing.

O Growth pode:

  • Aumentar a receita – pois cria táticas eficazes na hora de implantar estratégias de retenção de clientes existentes e de aquisição de novos.
  • Melhorar a eficiência operacional – pois ajuda as empresas a identificar oportunidades de melhorias nos processos internos e aumentar.
  • Reforçar a competitividade – pois as empresas que utilizam do Growth estão em constante busca por melhorias e inovação em seus produtos.
  • Aproximar a empresa do cliente – devido aos experimentos e ao estudo do comportamento do consumidor, é inevitável que a lealdade do público e os resultados melhorem.
  • Se tornar mais atraente no mercado – sendo assim, o valor da empresa aumenta e há mais chances de investimento e compradores em potencial.

Viu só? O Growth pode se tornar uma ótima ferramenta para fazer o seu negócio decolar. Fale com a sua equipe, pense em estratégias que podem alavancar seus resultados e tire proveito de todas as existentes.

Arrisque, teste e analise o que dá certo para a sua empresa!

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