PENSANDO JUNTOS

Como a humanização na comunicação interna pode ajudar a sua empresa?

Qual é a prioridade da sua empresa para 2023?

Melhorar a retenção de talentos? Aplicar ações que promovam o bem-estar coletivo? Engajar seus colaboradores? Reforçar a comunicação humanizada?

Bom… tenho visto em muitas empresas a vontade de mudança! As pessoas como o centro das atividades e decisões. E isso é ótimo! Estou sempre reforçando aqui e em conversas com meus colegas o quanto as pessoas são o bem mais precioso das corporações.

Dito isso, o tema que quero tratar hoje é: comunicação humanizada e como ela pode ajudar a sua empresa a decolar. 

Não é de hoje que sabemos que a transparência e a humanização são aspectos que podem transformar o ambiente de trabalho, pois ajudam a promover um ambiente e uma relação saudável entre os colegas de trabalho. Mas, falando sobre liderança, um líder que assume uma comunicação focada na humanização estabelece um contato empático, acolhedor e fortalecido com seus liderados – consequentemente torna-os mais engajados e motivados.

Para que isso ocorra, percebo que há atitudes “simples” que podem tornar essa comunicação, de fato, mais humana. Veja se você concorda comigo.

Planejar o passo a passo de suas ações: ou seja, definir os objetivos e metas e estudar as ações que serão implantadas, assim como as metodologias, possibilita o líder a construir uma comunicação humanizada eficiente.

Cultura do feedback: parece repetição, mas sim, o feedback está em todas as ações positivas das corporações.

Foque nos colaboradores: como citado no início do texto, as pessoas são o bem mais precioso das corporações, e cada vez mais estão no centro das decisões. Sendo assim, o feedback permite que líder e liderado construam uma relação próxima e uma comunicação clara.

Seja acessível: um bom líder é acessível, e ouvir também faz parte de todo esse processo de comunicação humanizada. Ouça sua equipe, esteja próximo deles, facilite a comunicação criando canais para que o colaborador se sinta a vontade para falar e ser ouvido.

Uma comunicação humanizada é ganho para todos – líderes e equipe e colaboradores e empresa. Investir nessa ação gera grandes resultados, como:

  • Mais engajamento
  • Aumento da produtividade
  • Retenção de talentos
  • Diminuição de turnover
  • Fortalecimento de imagem
  • Identidade da marca bem definida
  • Respeito e empatia entre colegas de trabalho.

Já falei aqui sobre como é importante saber se comunicar e fazer isso de forma clara, sucinta e de maneira que seus colaboradores entendam a mensagem que você está passando, e reafirmo que tudo isso deve ser feito de maneira respeitosa, empática e acolhedora. Só assim você e sua equipe poderão trabalhar JUNTOS no mesmo propósito! 

E aí, você concorda com o meu pensamento?

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