O que configura o sucesso de uma empresa? Seria os objetivos claros? As inovações e adaptações feitas para se adequar ao mercado de trabalho? A gestão eficaz? Ou seria uma estratégia bem definida?
Quem é que sabe?
As métricas sabem! Elas dão todas as respostas que queremos! Elas são a bússola que nos guia em direção aos nossos objetivos.
Muito mais que meros indicadores quantitativos, elas são poderosas ferramentas que nos permitem avaliar o desempenho, identificar pontos de melhorias e tomar decisões embasadas em dados concretos. Ao estabelecer metas e acompanhar os resultados por meio das métricas, conseguimos medir nosso progresso e corrigir eventuais desvios de rota.
E mais! Se usadas de forma inteligente e estratégica, as métricas têm o poder de impulsionar a produtividade e direcionar os esforços para onde realmente importa. Além disso, elas ajudam a identificar nossas áreas de maior impacto, consequentemente direciona nossos recursos e energia para alcançar resultados extraordinários.
Fora isso, elas também conseguem apontar o desempenho individual de cada colaborador e no coletivo. Entretanto, as métricas devem ser utilizadas como parte do processo, o verdadeiro valor está na forma como as interpretamos e utilizamos para impulsionar nossa evolução. É preciso buscar o entendimento completo por trás dos números, analisar o contexto e considerar outras variáveis relevantes.
Em uma conversa com a minha amiga Caroline Gaida Pontes, Líder de Negócios do BNE, ela reforça a ideia:
“Dentro de uma organização é vital acompanhar métricas. São elas que nos indicam o momento atual e nos possibilitam olhar para a frente, afinal, para chegarmos em algum lugar precisamos identificar onde estamos, e termos objetivos, ações, acompanhamento e avaliação contínua. A gestão baseada em métricas é clara porque mostra os pontos que estão sendo atingidos, e os que precisam de novas estratégias, e a partir das mesmas, iniciar o ciclo novamente, pois no cenário atual vivemos mudanças em ritmo acelerado no campo de tecnologias. Por isso, sugiro gerir métricas aplicando sempre o ciclo do PCDA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir), é um processo permanente e indicado.”
Gaida também indica usar a metodologia OKR – que serve como um aliado dentro desse processo, pois nos ajuda a pensar estrategicamente onde queremos chegar, ou seja, nos objetivos a serem alcançados.
Como equipe, temos o poder de transformar essas métricas em algo muito maior do que meros dados estatísticos. Podemos usá-las como um incentivo constante para superar nossos próprios limites e alcançar níveis de excelência cada vez maiores. Cada métrica é uma oportunidade de aprendizado, uma chance de aprimoramento pessoal e profissional.
Só temos a ganhar! E aí, você já usa essa ferramenta para mensurar seus resultados?