Você já ouviu dizer que as palavras têm poder?
Poder de entendimento, compreensão, clareza, pedido, ordem, súplica e muito mais. Porém, é a forma que usamos as palavras que determina o seu impacto nas pessoas. Líderes e gestores, apostem na comunicação transparente. Ela é vital para todos os seus relacionamentos, não só os profissionais. Você, que inspira e direciona sua equipe, precisa saber se comunicar – e praticar a comunicação assertiva é o caminho para isso!
A comunicação assertiva tem como base:
💡1. A escuta ativa: pare, ouça e se interesse pelo o que a pessoa está falando. Dê atenção às palavras e mostre que elas realmente importam.
🤝2. Seja claro(a) e conciso(a): comunicar a sua mensagem da forma mais simples, direta e objetiva evita que haja ruídos. É fundamental que você finalize a conversa tendo absoluta certeza que a pessoa entendeu o que você disse. Por isso, não deixe de perguntar se ficou alguma dúvida. Se for preciso, peça que a pessoa repita o que você acabou de dizer.
🌱3. Inspire e motive: como eu disse, as palavras têm poder. Já parou para pensar que um elogio pode impulsionar a sua equipe? Use-as para criar ações positivas.
🔄 Lidar positivamente com conflitos: Palavras bem pensadas podem transformar um conflito em uma oportunidade para a resolução pacífica e crescimento mútuo.
💬Abra espaço para o diálogo: esteja disposto a conversar. Como se fosse um feedback construtivo, fale, ouça, troque opiniões.
A comunicação assertiva não é apenas o ato de se comunicar, é fazer isso de uma forma respeitosa e acolhedora, buscando sempre diminuir os espaços que o silêncio ocupa durante uma dúvida. E aí, como anda a sua comunicação? O que você faz que dá certo por aí?