Em anos de formação de lideranças e estudando o comportamento das pessoas, já me fizeram diversas perguntas como essas: “se nasce líder ou é possível se tornar um?” “o que eu preciso saber para se tornar um bom líder?” “o que não pode faltar em um profissional com cargo de liderança?” e claro, me acendeu um alerta!
Acredito fielmente que tudo é possível de ser aprendido, é só unir a vontade de aprender com a força de ir atrás e a constância no aprendizado.
Com anos de experiência e um pouco de conversa aqui e ali… cheguei a conclusão de que há 5 coisas fundamentais que todo gestor/líder precisa saber. São elas:
1 – Saber fazer gestão de pessoas
As pessoas são o que movem uma organização. Elas precisam estar no centro das decisões. Sempre! Além disso, é incrivelmente importante que você entenda que essas mesmas pessoas são DIFERENTES. Cada uma possui um perfil único, vontades, propósitos, motivações distintas. E para saber liderá-las, é preciso compreender cada um desses movimentos.
Também é necessário saber liderar e não dar ordens. Entender que nem você e nem sua equipe são robôs para receberem “comandos”. A vida é tão melhor quando passamos a ensinar. Isso te ajuda em outro ponto muito importante – fazer com que as pessoas acreditem em você e passem a te seguir.
Saber gerir é, acima de tudo, um comprometimento com o próximo. Ser o exemplo. Assim, a sua caminhada não será solo…
2 – Saber delegar
Como eu citei ali em cima, dar ordens e esperar que cumpram com os “comandos” não é o esperado de um líder. Pelo contrário, todo líder/gestor precisa saber delegar, e isso envolve depositar confiança em sua equipe. Para isso, é indispensável que você conheça as habilidades de cada membro do seu time.
3- Manter uma boa comunicação
A comunicação é a base para toda relação. Ela é indispensável no quesito trocar informações, esclarecer dúvidas e transmitir confiança. Por isso, para não perder todo o seu trabalho, tenha um canal de comunicação aberto com sua equipe. Esteja disposto a ouvir. (Não esqueça a importância do feedback)
Além disso, é através da comunicação que o gestor poderá transmitir seus informativos, objetivos, e demais assuntos ligados ao seu papel.
4 – Tomar decisões
“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.” A gestão, mesmo tendo que dar espaço para a equipe se desenvolver, precisa, uma hora ou outra, tomar a decisão e dar sua palavra final. Sendo assim, acredito que ter conhecimento financeiro, administrativo, visão de negócio e conhecimento da situação, possa contribuir com essas tomadas de decisões.
Reforço, não é sempre que essas decisões agradarão a todos, mas elas devem, sempre, ser pensadas no bem maior!
Meu conselho para fazer uma boa gestão é: estude. Procure conhecer o segmento da organização. Peça feedback. Mude se for preciso. E nunca desista de dar o seu melhor.
5 – Reconhecer o papel do colaborador
Quem não gosta de ser reconhecido profissionalmente, não é mesmo? Reforço: os negócios são feitos de pessoas… e pessoas precisam estar motivadas e felizes para darem o seu melhor. Portanto, é dever da liderança dar credibilidade a quem merece. E principalmente, dar espaço para o desenvolvimento dos talentos.
Reconhecer um bom trabalho influencia positivamente no engajamento das equipes. Por isso, elogie seu time, dê os créditos… torne o dia a dia dos colaboradores mais agradável. Tenho certeza que isso fará a diferença no seu relacionamento com seus colegas de trabalho.
“A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.” – Steve Jobs